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Técnicas de Programação I

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Sobre

    01. Algoritmos e Programação

    02. Introdução a Linguagem C

    03. Variáveis e tipos de dados

  • 04. Operadores

  • 05. Estruturas de Seleção

  • 05.01. if-else

    05.02. switch-case

  • 06. Estruturas de Repetição

  • 07. Vetores e Matrizes

    08. Funções

07. Estruturas de Seleção (ou decisão)

Após entender os operadores lógicos e relacionais, é hora de explorar as estruturas de seleção. Essas estruturas permitem criar ramificações em seu programa, permitindo que ele tome decisões com base em condições específicas. Com as estruturas de seleção, você pode definir caminhos distintos de execução, ajustando o comportamento do seu programa conforme as condições definidas.

Exercícios

Exercício 1

Leia o número do mês do ano (1 a 12) e mostre o nome do mês por extenso. Se o número for inválido, imprima "Mês inválido".

#include <stdio.h>

int main() {
    int mesDoAno;
    printf("Digite o número do mês do ano (1 até 12): ");
    scanf("%d", &mesDoAno);

    printf("O mês do ano é: ");
    
    switch (mesDoAno) {
        case 1:
            printf("Janeiro.\n");
            break;
        case 2:
            printf("Fevereiro.\n");
            break;
        case 3:
            printf("Março.\n");
            break;
        case 4:
            printf("Abril.\n");
            break;
        case 5:
            printf("Maio.\n");
            break;
        case 6:
            printf("Junho.\n");
            break;
        case 7:
            printf("Julho.\n");
            break;
        case 8:
            printf("Agosto.\n");
            break;
        case 9:
            printf("Setembro.\n");
            break;
        case 10:
            printf("Outubro.\n");
            break;
        case 11:
            printf("Novembro.\n");
            break;
        case 12:
            printf("Dezembro.\n");
            break;
        default:
            printf("Mês inválido.\n");
            break;
    }
    return 0;
}
05.01. if-else

Neste capítulo, você aprenderá sobre estruturas de seleção, que permitem que o programa tome decisões com base em condições específicas.

06.01. For-loop

Neste capítulo, você aprenderá sobre estruturas de repetição, que permitem que o computador execute ações repetidamente sem reescrever o código.